quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Epopeia de Gilgámesh


Extrato do jornal A Folha de São Paulo:

"Uma história de milhares de anos nos conta sobre terrível decisão divina: um dilúvio universal destruiria a humanidade e tudo que fora criado. Um bom homem e sua família, porém, seriam poupados.

A divindade diz ao homem para tudo abandonar e construir um grande barco, dando-lhe instruções e medidas precisas. Diz também que leve consigo alimentos e animais. A tempestade vem, devastadora; ao final, a embarcação atraca no topo de uma montanha.

O homem solta alguns pássaros, mas eles não encontram terra seca onde pousar e retornam ao barco. Após algum tempo, uma ave não volta: as águas haviam baixado.

Poucos não reconheceriam nessas linhas a história de Noé, uma das mais famosas passagens da Bíblia. Esse, no entanto, é o resumo de um texto escrito muito antes de a narrativa hebraica existir.

No relato, Uta-napishtim cujo nome significa vida de dias longevos, um habitante da antiquíssima cidade de Shuruppak (fundada por volta de 3000 a.C. no sul do atual Iraque), narra a Gilgamesh, rei de Uruk, a proeza de ter sobrevivido ao dilúvio.

A versão final dessa obra magistral deve ter sido formulada por volta de 1200 a.C. na Babilônia (centro-sul do atual Iraque). Trabalho coletivo ou de um escritor inspirado? Não sabemos ao certo. Mas a própria tradição mesopotâmica consagrou o nome de um escriba e sacerdote, Sîn-leqe-unninni, como sendo o responsável pela Epopeia."


Fonte: Folha de São Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário