sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A religião não tem todas as respostas




Quando as pessoas dizem "A ciência não tem todas as respostas", tenho que concordar. Honestamente, nem sei qual a proporção das respostas que a ciência tem. Poderia ser 50%, 1% ou 0,0001%? Eu simplesmente não sei. 
Nem ninguém.

Mas as pessoas que dizem isso, geralmente têm outra coisa em mente. Eles, geralmente, querem dizer que existem reinos, como o sobrenatural, que a ciência não pode investigar de forma alguma e, sem a ciência, não há problema em acreditar no que tu quiseres.

Minha pergunta é: sem a ciência, como é que podes chegar a um conhecimento confiável sobre o sobrenatural? 
Eu recebo quatro respostas para essa pergunta:

1) Experiência pessoal
2) Fé
3) Revelação
4) Intuição

Todas essas respostas são formas subjetivas de determinar o que é verdadeiro (epistemologias). Todas sofrem do mesmo problema: dão respostas diferentes a pessoas diferentes. As respostas que tu recebes são influenciadas pelo teu humor, personalidade e cultura, e elas mudam com o tempo. Isso é o suficiente para saberes que esses métodos não são confiáveis, eles dão respostas, mas tu não tens como ter a certeza de que as tuas respostas estão corretas.

Pior, a maioria dessas epistemologias tem a tendência de fazer com que tenhas a resposta correta. Ter a certeza de algo que não é verdade, não apenas faz com que estejas errado, mas também pode tornar-te dogmático e perigoso.

Assim, a ciência pode não ter todas as respostas, mas as epistemologias subjetivas não têm resposta. Elas não podem, sequer, nos dizer se existe um reino sobrenatural, muito menos nos permitem investigá-lo.

Se tu realmente queres acreditar apenas em coisas que são verdadeiras, deixa à margem as epistemologias subjetivas, pois elas podem fazer-te acreditar em contos de fadas e outros absurdos. Não existe um fundamento verdadeiramente sólido quando se trata de conhecimento, mas a ciência fica infinitamente mais próxima do que qualquer outra coisa.

Neste momento, a ciência é a única coisa com credibilidade a ter em conta.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário