segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Por que razão as religiões não se importam com a verdade...



Todas as religiões insistem que encontraram a verdade, apesar do fato de haver centenas de religiões e milhares de denominações pregando crenças contraditórias. Isto faz-me pensar: se as religiões estivessem REALMENTE preocupadas em encontrar a verdade, como esperaríamos que elas se comportassem?

Eu não esperaria ver guerras religiosas ou inter-denominacionais, como as que vimos entre muçulmanos xiitas e sunitas, católicos e protestantes, muçulmanos e hindus e outras. Obviamente, tu não descobres quem tem a verdade matando aqueles que têm opiniões diferentes.

Em vez disso, eu esperaria ver grupos de trabalho multi-confessionais em centros de ensino superior por todo o mundo, trabalhando 24 horas por dia, analisando evidências, organizando expedições arqueológicas e realizando pesquisas. Eu esperaria que esses centros de excelência tivessem descartado a maioria das religiões e denominações e trabalhassem duro para reduzir a lista das religiões remanescentes.

Finalmente, eu não esperaria que as religiões se apegassem aos dogmas que não pode ser mudados, e em vez disso, eu esperaria que as religiões mudassem prontamente as suas crenças à medida que novas evidências fossem descobertas.

Mas, no mundo real vemos as matanças, vemos dogmas rígidos e vemos os apologistas inventando malabarismos intelectuais para “explicar” contradições e aparentes absurdos. Mas não vemos tentativas sérias de descartar as falsas religiões por mútuo consentimento. Por que não?

Porque as religiões NÃO são sobre a verdade! 

A verdade não é relevante para as religiões. É por isso que as religiões confiam na fé e evitam evidências. É por isso que eles confiam na doutrinação das crianças e não na investigação de mente aberta.

As religiões não são sobre encontrar a verdade - elas são sobre defender mentiras.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário