quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Somos feitos à imagem de deus?




Eu corro regularmente por um centro da Planned Parenthood na minha rota de corrida. A não ser que esteja chovendo há sempre um punhado de manifestantes na frente, geralmente os mesmos 4-5 idosos. Esta semana, no entanto, enquanto corria, vi uma multidão muito maior, talvez 15-20 manifestantes. Eles pareciam mais motivados do que o normal. Eu diminuí a velocidade e perguntei a uma senhora mais afastada do grupo o que estava acontecendo.

"Nada especial, eles contrataram um novo médico e estamos aqui para garantir que ele saiba que Deus está observando e que há um lugar especial no inferno para as pessoas que não respeitam a santidade da vida", disse ela com uma paixão fervorosa.

Embora essa não seja uma ocorrência ou uma visão do mundo incomum na América, fiquei impressionado com o facto de ela estar usando uma camiseta com uma referência à caça de lobos. O slogan dizia: "Mate os lobos e as pessoas que os colocam aqui", um rosto de lobo rosnando em mira adornava as suas costas.

“Eu concordo que a vida deve ser respeitada, então por que é que está matando lobos? Eles não estão vivos? Eles não são criações de Deus também? ”Perguntei eu.

“A vida humana foi criada à imagem do Pai. Nós nos parecemos com ele. Somos especiais!”, gritou de volta antes de sair numa tangente comicamente satisfatória argumentando sobre Satanás e lobos estarem em conluio (vou guardar isso para outro artigo).

É comum na linguagem política de hoje ouvir a frase "a santidade da vida humana". Neste contexto, a santidade está se referindo ao sagrado ou santidade e não valor, respeito ou honra, etc. Faço essa distinção para garantir que o meu argumento a seguir, não seja mal interpretado como anti-vida ou anti-humano. Minha intenção é mostrar que a vida, em todas as coisas, é igualmente merecedora de “santidade”, não apenas humana, e que a santidade não tem nada a ver com isso.

A organização sempre humorística no ponto, Focus on the Family, escreve em seu site:

“A Bíblia estabelece que a vida humana é sagrada em Gênesis 1:27: 'Então Deus criou o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus ele o criou; homem e mulher os criou.
“Ser criado à semelhança de Deus significa que cada ser humano tem a Sua imagem e, com ela, um valor além das nossas características únicas ou atributos individuais. Nada mais na ordem criada de Deus tem a distinção de refletir sua imagem; é um status privilegiado e reservado apenas para a humanidade.”

Então a humanidade é criada à imagem de Deus? Eu olho no espelho e supostamente vejo Deus olhando para mim: altura, constituição, sexo, etc. Sem pensar de forma muito profunda, essa ideia pode ser reconfortante à medida que eu crio (subconscientemente ou conscientemente) o Deus pessoal que eu, por sua vez, atribuirei à maioria das coisas também. Eu sou branco, então Deus deve ser branco? Eu sou homem, então Deus deve ser homem? Eu era cristão, então Deus deve ser cristão? Os meus amigos religiosos negros podem discordar, assim como os meus amigos asiáticos ou hispânicos, feministas religiosas ou os meus amigos muçulmanos.

Suponhamos, por uma questão de argumento, que o versículo de Gênesis não esteja falando de raça, mas de biologia. A nossa aparência física geral (sem sexo, sem raça) e estrutura biológica. Se isso fosse verdade, então teríamos que assumir que a humanidade sempre foi e nunca será o que somos hoje. Sem alterações físicas, sem evolução. Faz sentido certo? Eu suponho, a menos que você tenha prestado atenção nas aulas de biologia do ensino fundamental.

Evidências de ADN e pesquisas genéticas, são verdadeiramente pregos no caixão da maiorias das religiões, especialmente aquelas com raízes abraâmicas. O LA Times escreveu recentemente: "Os cientistas agora estimam, que algo entre 1,8% e 2,6% do ADN da maioria das pessoas vivas hoje, foi herdado dos Neandertais". Você pode deduzir que alguns dos traços genéticos que ajudaram os nossos ancestrais a sobreviveram e que podem ainda ser parte integrante de muitas das nossas vidas, veio de seres que a maioria das pessoas no mundo religioso não consideraria humanos (ou seja, não feitos à imagem de Deus). Este é um exemplo, mas eu poderia mostrar centenas onde a genética mostra conexões biológicas humanas com todos os seres vivos ao nosso redor. Essas conexões indicam um ancestral vivo comum, ou um ponto de partida - um organismo que não foi "feito à imagem de Deus".

Ok, então talvez seja nossa consciência, não a biologia, que se entende por "imagem de Deus" - a nossa capacidade de ter compaixão e raciocinar, ou de resolver problemas complexos. Existem centenas de estudos que provam que esta ideia está errada, mas vamos analisar uma.

Um grupo da Universidade Emory, fez um estudo com ratos-do-campo. O TheScienceExplorer.com escreve:
“Os pesquisadores criaram um experimento em que isolaram temporariamente parentes e indivíduos conhecidos uns dos outros. Enquanto isolados, eles deram-lhes um choque leve. Uma vez eles reunidos, os ratos-do-campo não estressados, começaram a lamber os ratos estressados ​​mais cedo e por mais tempo em comparação com o cenário de controle onde os indivíduos estavam separados, mas nenhum dos dois estavam expostos aos choques…
“O estudo também mostrou que a ocitocina, também conhecida como o“ hormônio do amor ”, é o mecanismo subjacente para essa empatia. A ocitocina é o receptor associado à empatia em humanos, então a equipe bloqueou esse neurotransmissor nos ratos-do-campo e, em seguida, realizou uma série de experimentos semelhantes. Acontece que o bloqueio da ocitocina fez com que os ratos-do-campo parassem de se consolar. ”

Esta pesquisa é um grande exemplo de como o amor, a compaixão, a empatia, etc., não são características encontradas apenas em seres humanos. Muitos, muitos estudos mostram numerosas outras espécies exibindo várias das mesmas ou semelhantes funções altamente inteligentes que consideramos necessárias para o funcionamento social humano.

Reivindicar fundamentos (como fazem as religiões abraâmicas), que o homem como o conhecemos hoje, milagrosamente emergiu há seis mil anos, pode ter feito sentido algumas centenas de anos antes que a ciência moderna entrasse no seu presente estado profissional. Mas continuar dizendo isso num mundo onde podemos olhar para os ossos de nossos ancestrais pré-homo-sapiens, um mundo onde eu posso ter o meu genoma sequenciado e ver os remanescentes neandertais, e num mundo onde eu vejo outras espécies se comportando de maneira mais moral e ética que nós, é simplesmente insano e destrutivo.

O homem não é feito à imagem de Deus, Deus é feito à imagem do homem.


Sem comentários:

Enviar um comentário