domingo, 12 de março de 2017

Deus e o problema dos Infinitos



A questão de um Primeiro Motor Imóvel ou de uma Causa que não foi causada é que essencialmente essas coisas não EXISTEM. 

Tratam-se de soluções BOUÇAIS para os problemas causados pela noção de INFINITO. Se a cada movimento existe um movimento anterior e assim ao infinito, NÃO EXISTE um “primeiro motor” porque sempre se aplicará a ele a necessidade de explicar “Como se move?”. 

O mesmo vale para uma “causa primeira”. Qualquer causa tem que por sua vez ter uma causa. Dada qualquer causa “primeira” podemos sempre perguntar “O que causou a causa primeira?”. Dado um número suposto INFINITO, sempre podemos imaginar o acréscimo de MAIS UM a ele. 

É impossível imaginar um número “específico” que seja “o infinito” porque a ele sempre poderemos acrescentar MAIS UM. Logo, as soluções como o “Primeiro Motor” ou a “Causa não causada” não passam de meros exercícios de retórica já que NÃO PODEMOS IMAGINAR o que seja isso.

Versão para leigos:

Imagine um número muito grande. Imaginou? Você entende que para qualquer número por maior que seja que você imagine, pode haver um imediatamente maior bastando acrescentar +1?

Você entende que poderíamos repetir esse raciocínio indefinidamente? Esse é o conceito de um “número infinito”.

Mas a questão é que você PODE imaginar o “seu” número infinito, mas você NÃO PODE dizer praticamente NADA sobre ele. Ele seria um número par ou ímpar? Seria divisível por 7 ou por 9? Seria um número primo?

Você não saberá nunca porque se você estabelecer “seu” número infinito e disser que ele é PAR, posso dizer que ao “seu” número pode ser somado +1 e aí ele vira ÍMPAR. O mesmo acontece com todas as outras propriedades. Se é divisível por 7 ou 9, ao somar +1 pode não ser mais e assim por diante.

O mesmo acontece com o Primeiro Motor de Aristóteles ou a Primeira Causa Eficiente de Santo Tomás de Aquino. Você não pode nunca saber NADA sobre eles porque a cada “motor” de Aristóteles posso imaginar um “motor” ainda mais remoto. A cada “Primeira Causa” posso imaginar uma causa ainda anterior a ela.

Assim, como NÃO posso dizer NADA sobre o Primeiro Motor Imóvel e nem sobre a Primeira Causa Eficiente, não posso também dizer que são “Deus” como os teólogos medievais faziam.



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