segunda-feira, 13 de março de 2017

Pensando o impensável



Se tu és muçulmano, há uma boa chance de que, seja qual for a incerteza que tu vês no mundo, o teu Deus não seja uma delas. É muito provável que tu digas que sabes que Deus existe e que o teu Deus é o único Deus, é provável que tu estejas CERTO que Maomé foi o último profeta escolhido por Deus e o Islão é a única religião perfeita.

Provavelmente tu estás tão certo sobre essas coisas que é IMPENSÁVEL questioná-las. Mas se essas coisas são verdadeiras, por que é que questioná-las é impensável? Se essas coisas forem verdadeiras, pensar nelas apenas deve confirmar a tua confiança nelas. E, se elas não são verdadeiras, tu só podes descobrir isso se pensares sobre elas.

Então, como é que tu pensas sobre o "impensável"?

Podes começar perguntando a ti mesmo como é que sabes que as tuas crenças são verdadeiras. Tu podes eliminar algumas razões muito facilmente. 

Tuas crenças são verdadeiras porque mais de mil milhões de pessoas as compartilham. Se o número de crentes fosse um teste válido, o cristianismo seria verdadeiro. E antes disso o paganismo romano teria sido verdadeiro ...

As tuas crenças são verdadeiras porque as pessoas que tu amas e respeitas te disseram que são verdadeiras. Se este fosse um teste válido, o hinduísmo também seria verdadeiro. Na verdade, todas as religiões seriam verdadeiras.

Tu podes ser convencido por alguém que te disse que o Corão é perfeito e a perfeição só pode vir de Deus. Mas será que é realmente perfeito?

Para descobrir tu terás que o ler. E terás que o ler, não com a intenção de provar que ele é perfeito, mas com a intenção de descobrir SE é perfeito. Se tu não podes abordar a tarefa com essa atitude, então não a faças porque estarás apenas desperdiçando o teu tempo.

Ele contém versículos que mostram uma compreensão precisa do universo ou apenas se assemelha à compreensão que uma pessoa do séc VII poderia ter do Universo? Para ser perfeito, NÃO pode haver erros, nada que tenhas que vir a explicar. Tudo isso deve ser claro, inequívoco e correto.

Ou tu podes pensar em outras razões que mostram que Deus é real. Mais de 30 argumentos para a existência de Deus foram-nos oferecidos ao longo dos séculos e todos eles foram mostrados como inválidos. 

Se tu te atreves a pensar o impensável, com o que é que ficas? Tu ficarás com as crenças que te foram ditas como verdadeiras quando eras uma criança e que foram reforçadas quando cresceste porque elas eram profundamente acreditadas por quase todas as pessoas importantes que tu conheceste.

Isso explica porque a crença religiosa é uma consequência da geografia e da família. Olha para um mapa das religiões do mundo e ele é claro: as crenças religiosas são passadas de pessoas para pessoas, e não de Deus para as pessoas.

Pensar o impensável poderia mudar a tua vida, e isso poderia mudar o mundo.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell



Sem comentários:

Enviar um comentário