domingo, 5 de março de 2017

O problema do deus ciumento



Os crentes dizem que Deus é um deus de amor infinito. No entanto, a Bíblia diz-nos que ele é um deus muito ciumento (Êxodo 34:14 e etc). E isso faz-me pensar como é que um ser de amor infinito PODERIA ser ciumento?

Se Deus tem amor infinito e há seres humanos que adoram outros deuses que também existem, Deus deve amar tanto aqueles outros deuses que ele deveria sentir enorme alegria por eles estarem sendo adorados! Repara, se alguém que tu realmente amas tem boa sorte, tu poderias estar com ciúmes da sua boa sorte? Não! Tu só podes estar feliz que eles estejam felizes. Se Deus ama os seres humanos, mas não ama os outros deuses, então ele não tem amor infinito.

Se não há outros deuses, não há razão para Deus ter ciúmes. Eu imagino que Deus pode estar desapontado que os seres humanos estejam equivocados ou sendo desobedientes, mas não com ciúmes.

Por mais que tu olhes para ele, Deus não pode ser tão ciumento e infinitamente amoroso, ou nem ele pode ser ciumento e ser o único deus. Isso coloca os crentes um pouco hesitantes. Eles têm que acreditar que Deus está com ciúmes porque a Bíblia explicitamente diz isso várias vezes. Mas isso só faz sentido se Deus não tem amor infinito Ou se outros deuses existem.

Talvez uma explicação mais simples seja que a coisa toda não passa duma história inventada por pessoas que não se preocuparam em pensar nisso.



Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário