sexta-feira, 29 de junho de 2018

A minha visão do mundo, ou a tua?



Alguns teístas lidam com a necessidade de mostrar que o seu deus existe, jogando a carta da cosmovisão. Essa é a ideia de que teístas e ateus têm maneiras diferentes de ver o mundo. Ninguém está certo e ninguém está errado, somos apenas diferentes. Mas como vemos o mundo de maneira diferente?

A minha visão do mundo é simples, tento acreditar apenas em coisas que são verdadeiras, exigindo evidências sólidas e uma lógica válida para cada afirmação. As minhas crenças seguem as evidências e posso mudar a minha mente com muita facilidade quando boas evidências são apresentadas. A verdade é que, para mim, mudar de ideia é razão para uma pequena comemoração, porque significa que aprendi alguma coisa.

Tipicamente, a visão do mundo dos teístas é muito diferente. Essa visão do mundo é focada em defender e preservar quaisquer estórias que tenham sido contadas ao teísta quando criança, independentemente de serem absurdas e de não terem evidências. É uma visão do mundo que requer fé e a necessidade de contorcionismo intelectual para evitar conclusões desconfortáveis. Os teístas podem mudar de ideia, mas o processo é frequentemente carregado de angústia, culpa e medo. Por quê? 
Porque essa cosmovisão é impulsionada por emoções profundas e não pela razão.

Eu resumiria essas diferenças assim: a minha visão do mundo exige uma honestidade intelectual implacável; a visão do mundo teísta exige engano intelectual, igualmente implacável.

Qual visão do mundo preferes?


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário