quinta-feira, 28 de junho de 2018

O Panteão Ugarítico



Os profetas do Antigo Testamento criticam Baal, Asherah e vários outros deuses, em quase todas as páginas. A razão para isso é simples de entender; o povo de Israel adorava estes deuses junto com, e às vezes em vez de, o Senhor Deus de Israel. Essa denúncia bíblica desses deuses cananeus, recebeu um novo rosto quando os textos ugaríticos foram descobertos, pois em Ugarit esses eram os próprios deuses que eram adorados.

El era o deus principal em Ugarit. No entanto, El também é o nome de Deus usado em muitos dos Salmos para o Senhor; ou pelo menos tem sido o pressuposto entre os cristãos devotos. No entanto, quando se lê esses salmos e os textos ugaríticos, percebe-se que os atributos pelos quais o Senhor é aclamado, são os mesmos pelos quais El é aclamado. De fato, esses Salmos eram, provavelmente, hinos Ugaríticos ou Cananéias, originários de El, que foram simplesmente adotados por Israel, assim como o Hino Nacional Americano foi ajustado para uma música de Francis Scott Key. El é chamado o pai dos homens, criador e criador da criação. Esses atributos também são concedidos a Yahweh pelo Antigo Testamento.

Por exemplo, leia KTU 1. 2 I 13-32 (KTU = Keilalphabetische Texte aus Ugarit) e compare com muitos dos Salmos. Além disso, leia Sl 82: 1, 89: 6-8!).

Em 1 Reis 22: 19-22, lemos sobre o encontro do Senhor com o seu conselho celestial. Esta é a própria descrição do céu que se encontra nos textos ugaríticos. Pois nesses textos os filhos de deus são os filhos de El.

Outras divindades adoradas em Ugarit eram El Shaddai, El Elyon e El Berith. Todos esses nomes são aplicados a Yahweh pelos escritores do Antigo Testamento. O que isto significa, é que os teólogos hebreus adotaram os títulos dos deuses cananeus e os atribuíram a Javé, num esforço para eliminá-los. Se Yahweh é tudo isso, não há necessidade dos deuses cananeus existirem! Esse processo é conhecido como assimilação.

Além do deus principal em Ugarit, havia também deuses menores, demónios e deusas. Os mais importantes desses deuses menores eram Baal (conhecido de todos os leitores da Bíblia), Asherah (também conhecido pelos leitores da Bíblia), Yam (o deus do mar) e Mot (o deus da morte). O que é de grande interesse aqui, é que Yam é a palavra hebraica para mar e Mot é a palavra hebraica para a morte! Será porque os hebreus também adotaram essas ideias cananitas? Muito provavelmente foi isso que fizeram .

Uma das mais interessantes dessas divindades menores, Asherah, desempenha um papel muito importante no Antigo Testamento. Ali ela é chamada a esposa de Baal; mas ela também é conhecida como a consorte de Yahweh! Isto é, entre alguns Yahvistas, Ahserah é a contraparte feminina de Yahweh! Inscrições encontradas em Kuntillet Ajrud (datadas entre 850 e 750 aC) dizem:

Eu te abençoo pelo Senhor de Samaria,
e através de seu Asherah!

E em El Qom (do mesmo período) esta inscrição:

Uriyahu, o rei, escreveu isso.
Bendito seja Uriyahu pelo Senhor,
e seus inimigos foram conquistados
através da Asherá de Yahweh.

Que os Yahwistas adoravam Asherah até o terceiro século antes de Cristo, é bem conhecido dos Papiros Elefantinos. Assim, para muitos em Israel antigo, Yahweh, tal como Baal, tinha uma consorte. Embora condenado pelos profetas, esse aspecto da religião popular de Israel foi difícil de superar e, de fato, entre muitos nunca foi superado ". 


Fonte: Quartz Hill School of Theology

Sem comentários:

Enviar um comentário