sábado, 21 de julho de 2018

A falácia do Deus Fora do Universo




Deus é frequentemente postulado, especialmente pelos teólogos modernistas, de existir fora ou além (ou como fonte do) Universo.

Eu tenho um problema de definição com qualquer "Deus fora do Universo", pois acho que o Universo deve ser definido como "a totalidade da existência", então nada pode existir fora do Universo.

No entanto, embora algo possa existir fora do nosso cosmo ou da nossa região do Universo, a falácia teológica aqui, é uma falha em compreender que se as coisas existirem além do nosso conhecimento (ou mesmo supostamente fora da nossa lógica), elas são necessariamente desconhecidas para nós e não reveladas. 

Isso é importante porque, se realmente existe uma explicação para as coisas ou para o poder além do nosso Universo (ou eu deveria dizer nosso cosmos), existem múltiplas possibilidades diferentes. Mesmo que a existência de Deus não fosse impossível em outros fundamentos lógicos, Deus seria apenas uma entre várias outras possibilidades e está além da experiência humana, conhecimento ou mesmo dados, de ser capaz de descobrir a verdade entre as várias possibilidades. 

É pior do que perguntar quem construiu uma casa quando todos os registros desapareceram - pode ter sido uma pessoa ou muitas pessoas. No caso do nosso cosmos, pode ter havido não apenas um criador animado, consciente, mas vários criadores trabalhando juntos - e não saberíamos se tais criadores eram mortais (como construtores) ou imortais. Ou pode ter sido devido a uma inteligência artificial (ou uma combinação de várias inteligências artificiais) como um computador ou um robô que se desenvolveu em vez de Deus. 

Ou - como eu posso dizer - tudo pode ter começado em algum lugar e desenvolvido a partir de infinitos acasos e apenas "decolado" quando algumas coisas em algum lugar alcançaram uma massa crítica de inteligência. (Pessoalmente, favoreço este cenário porque não creio que exista uma superinteligência complexa desde o começo ou desde sempre, sem nenhum processo de desenvolvimento.) 

Como não podemos ter conhecimento nem dados do que pode estar acontecendo além de nosso Universo ou cosmos (além dos poderes de observação e além da aplicabilidade dos nossos princípios científicos) não pode haver evidências, muito menos conhecimento de tais coisas. Assim, tais especulações são completamente não-evidenciadas e insubstanciáveis. Como há tantas possibilidades, não é apenas irracional, mas ilógico acreditar plenamente em qualquer especulação metafísica ou saltar para uma crença em Deus, quanto mais em qualquer versão particular da religião. 

De fato, até mesmo supor que qualquer Deus existe além do Universo é uma falácia lógica, um paradoxo de compreensão. Como um indivíduo pode saber racionalmente ou acreditar ou compreender razoavelmente uma coisa quando sua suposta existência está fora do Universo e fora do âmbito, da evidência ou da compreensão de alguém (na verdade, de qualquer ser humano)?


Sem comentários:

Enviar um comentário