segunda-feira, 23 de julho de 2018

Deus é um idiota



No outro dia publiquei um texto com o título "A evolução de Deus". Acabava acusando deus de ser um idiota. Alguns cristãos sentiram-se ofendidos e repreenderam-me por isso. 

Aqui está a minha resposta. 
"Dizem-nos que deus é omnipresente e omnisciente, então ele é infalível. Dizem que ele é omnipotente, então, não há nada não contraditório que ele não possa fazer. Dizem que ele ama os humanos, dizem mesmo que o seu amor por nós é infinito e incondicional.

Apesar de ter essas características, ele optou por ficar a assistir, por muitas décadas, a cerca de um milhão de crianças morrerem de malária, anualmente. Ele sabia que isso estava a acontecer? Sim. Ele poderia ter evitado essas mortes? Sim. Mas ele não o fez, apenas ficou a assistir.

O mesmo acontece com inúmeros desastres naturais, incluindo terremotos, tsunamis, inundações, erupções vulcânicas, pragas e fomes. Milhões de pessoas, que deus ama incondicionalmente, morrem com frequência mortes horríveis e deus apenas observa e não faz nada.

Nenhum de nós permitiria que nosso filho sofresse assim, se pudéssemos evitar, mas deus permite que isso aconteça.

Na verdade, é pior que isso. Todas essas coisas que nos matam, são criações de deus - deus criou mosquitos que se alimentam de sangue humano e criou o vírus do plasmódio que nos dá a malária. TUDO que nos prejudica foi criado por deus.

E quanto ao parasita loa loa filariose? Ele entra no olho humano e põe ovos. Quando as larvas eclodem, elas começam a comer o olho por dentro. Isso afeta mais crianças do que adultos. Deus fez esse parasita para nós.

O que chamarias a um pai que fez um brinquedo para o seu filho, sendo que ele sabia que esse brinquedo mataria a criança? No mínimo, tu o chamarias de idiota. E isso é o mínimo que poderíamos chamar a deus, que é infinitamente pior do que esse pai hipotético. Na verdade, a palavra idiota é muito branda para descrever deus."

O ponto real aqui, é claro, é destacar a contradição entre um deus infinitamente amoroso, as suas "criações" intencionalmente perigosas, e como ele falha ao cuidar de seus filhos. 

Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário