quarta-feira, 11 de julho de 2018

Os superpoderes dos deuses antigos




Se olharmos para a história do homem e da sua relação com os deuses, percebe-se que a maioria das divindades não era omnipotente, apenas tinham alguns superpoderes, como por exemplo, controlar o tempo, criar seres vivos, comunicar à distância, escapar à morte, entre outros poderes. Entretanto, algumas dessas aptidões que durante tantos milénios eram consideradas atributos exclusivos dos deuses, hoje fazem parte do nosso quotidiano como atributos banais.

Hoje, não só nos deslocamos como comunicamos de forma global com uma facilidade tal que faria inveja aos deuses gregos, africanos, ameríndeos ou hindus. Há em África um povo que acredita no deus Chukwu que desejava fazer o homem imortal, mas esse deus teria de ensinar os humanos o modo de atingir esse feito. Segundo reza a lenda, Chukwu enviou um cão pra ensinar os humanos que quando morressem, deveriam espalhar-se cinzas sobre o cadáver para que o corpo ressuscitasse, mas o cão cansou-se na viagem e perdeu-se. Então, Chukwu enviou uma ovelha para difundir a mensagem, mas as ovelhas como não são propriamente uns bichos inteligentes, trocou as instruções de cansada que ficou com a viagem, e disse aos humanos que deviam ser enterrados. E, segundo essa lenda, está encontrada a razão de nós continuarmos a morrer. Uma pena que Chukwu não conhecesse os poderes banais que temos hoje em dia, pois assim teria enviado um tweet ou feito uma publicação no Facebook em vez de usar cães fracos ou ovelhas lerdas.

Quando olhamos para todas esses povos agrícolas da idade do bronze, nota-se uma completa falta de interesse no que toca ao tema da metafísica ou pelo tema que tantos crentes hoje em dia se matam, a vida depois da morte. Apenas se preocupavam com ninharias, assuntos corriqueiros do dia a dia como uma boa produção agrícola, ou com uma boa chuvada nas épocas certas. Por isso, os deuses do antigo testamento não prometem o paraíso ou o inferno depois da morte, apenas prometem chuva a horas para que os hebreus possam se alimentar devidamente, desde que se portem bem ao não adorarem um outro deus rival (do deus único), tal como esta em Deuteronómio 11:13-17.

Realmente, como as coisas mudaram tanto desde esses tempos de tão pouco conhecimento. Hoje, os cientistas arrasam por completo esses deuses hebreus do antigo testamento. Inventaram fertilizantes e pesticidas e alteraram geneticamente as colheitas que tem resultado em produções agrícolas que arrasam os melhores anos agrícolas desses povos antigos. Como se não chegasse, o árido Estado de Israel já não tem que se preocupar com a falta de água ou de chuva, devido à enorme estação de dessalinização construída no Mediterrâneo, de onde vem toda a água potável que necessitam. 


Baseado na obra Homo Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário