segunda-feira, 9 de julho de 2018

Não estejas errado




Seres religioso implica confiares as tuas crenças à fé. Mas a fé é apenas uma maneira de esperares que as tuas crenças sejam verdadeiras. Não é uma maneira de teres certeza que elas são, porque a fé não tem mecanismos para distinguir a verdade, do lixo.

A desvantagem de estares errado depende do assunto sobre o qual estás errado. Essa desvantagem pode ser enorme. Se acreditares que te deverias explodir para agradar ao teu deus e estiveres errado, tu estarás a desperdiçar a tua vida e, possivelmente, a vida de outros, também.

Se tu acreditares que deves dar 10% do teu salário para agradar a deus e não existir deus, tu terás desperdiçado uma quantia enorme de dinheiro ao longo da tua vida.

Se tu acreditares que não há necessidade de cuidar do planeta porque o arrebatamento acontecerá em breve e estiveres errado, tu poderás estar a contribuir para tornar o planeta inabitável para as gerações futuras.

Às vezes, estar errado tem enormes implicações e, muitas vezes, tu não consegues prevê-las. Portanto, na minha opinião, é mais seguro tentar evitar estar errado.

Eu não consigo ver desvantagens em estar certo.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário