As pessoas religiosas tendem a afirmar que vários acontecimentos extraordinários das supostas maravilhas da nossa Terra ou do Universo ou vários "milagres" que eles citam contam como evidência ou prova da existência de Deus.
A falácia lógica é que mesmo se tais coisas notáveis pudessem ser causadas apenas por algo mais poderoso que nós, elas poderiam ser feitas por algum mágico cósmico e certamente por um 'demonio poderoso' que pode ser muito mais poderoso que nós, e ser mortal ao inves de imortal e nem mesmo ser ilimitado em poder.
Nós, seres humanos, não seríamos capazes de dizer se alguma entidade produtora de milagres (ou criação) era verdadeiramente Deus ou apenas um demonio poderoso e talvez mentalmente enganador, nos enganando.
Assim, nenhuma quantidade de milagres ou acontecimentos notáveis pode logicamente indicar a existência de Deus tal como nenhum número de truques mágicos provar a existência de Deus ou mesmo implicar que os mágicos sejam imortais!
Assim, Deus nunca pode ser conclusivamente declarado existir por quaisquer fenômenos ou quaisquer ações, por mais notáveis que esses fenômenos ou ações possam parecer às pessoas.
Texto de Asor, fonte: God Fallacies
Sem comentários:
Enviar um comentário