sexta-feira, 13 de julho de 2018

Falácia dos milagres



As pessoas religiosas tendem a afirmar que vários acontecimentos extraordinários das supostas maravilhas da nossa Terra ou do Universo ou vários "milagres" que eles citam contam como evidência ou prova da existência de Deus.

A falácia lógica é que mesmo se tais coisas notáveis ​​pudessem ser causadas apenas por algo mais poderoso que nós, elas poderiam ser feitas por algum mágico cósmico e certamente por um 'demonio poderoso' que pode ser muito mais poderoso que nós, e ser mortal ao inves de imortal e nem mesmo ser ilimitado em poder.

Nós, seres humanos, não seríamos capazes de dizer se alguma entidade produtora de milagres (ou criação) era verdadeiramente Deus ou apenas um demonio poderoso e talvez mentalmente enganador, nos enganando.

Assim, nenhuma quantidade de milagres ou acontecimentos notáveis ​​pode logicamente indicar a existência de Deus tal como nenhum número de truques mágicos provar a existência de Deus ou mesmo implicar que os mágicos sejam imortais!

Assim, Deus nunca pode ser conclusivamente declarado existir por quaisquer fenômenos ou quaisquer ações, por mais notáveis ​​que esses fenômenos ou ações possam parecer às pessoas.


Texto de Asor, fonte: God Fallacies

Sem comentários:

Enviar um comentário