domingo, 1 de julho de 2018

As figuras mais importantes da mitologia cristã




Quando eu tinha 7 anos e comecei a assistir às aulas de religião e moral, dadas na escola nas quais era obrigatório assistir, fiz uma pergunta à minha mãe: "Mãe as mulheres quando se casam ficam virgens?" 
Ela apesar de achar a minha pergunta estranha, respondeu: "Não, filhota. Perdem a virgindade logo a seguir à boda, na noite de núpcias". 
Com esta informação dada pela minha mãe, eu no dia seguinte cheguei à aula e disse: É impossível a Maria ser virgem, porque logo a seguir à boda, as mulheres perdem a virgindade. A professora de religião e moral disse-me: "Suzana, já não precisas de assistir mais a estas aulas, porque te dou positiva". 
Parece que a minha lógica não agradou nada à professora.

Portanto, a história do nascimento virginal e da sagrada família, tem mais buracos que um coador, dois dos evangelistas não relatam sequer esse famoso evento. E no concílio mais sangrento de sempre, realizado no convento de Santa Maria de Éfeso, no ano 451, onde foram os bispos católicos armados pois sabiam que ia haver sangue. O tema em debate era: A theotokos. Tokos é a palavra grega que significa mãe. Portanto, a theotokos seria a mãe de deus. Os gregos não aceitavam isso, diziam que Maria era a Christokos, mãe de Cristo, ou seja, apenas da parte humana de Jesus e não da parte espiritual. Correu imenso sangue, porque quase todos os gregos foram assassinados. 
Foi o primeiro grande cisma da igreja cristã onde católicos e ortodoxos se separaram e nunca mais voltaram sequer a reunir-se. João Paulo II no ano 2000, pediu perdão aos ortodoxos pela cruzadas, e apenas ao ortodoxos, pois os cruzados invadiram Constantinopla e mataram todos os que se tinham refugiado nas igrejas, nem respeitando os lugares sagrados.

Mas vamos agora ao tema em questão, a figura feminina mais importante da mitologia cristã, é sem sombra de dúvida Eva. Foi por causa dela que os dois foram expulsos do paraíso, é por causa dela que o pecado existe e é por causa dela que se morre. E é por causa dela que deus, em forma humana, desceu à terra para libertar os homens do pecado, mas não as mulheres pois parece que o castigo de Eva ainda se mantém: "terás os filhos com dor, e eles nascerão impuros e com o pecado de Eva às costas". 
Para libertar os filhos da mulher do pecado, é necessário o baptismo. E só os padres o podem fazer. Ou seja, sem Eva, toda a mitologia cristã cai como um baralho de cartas. Ele não seria preciso para nada pois todas as crianças nasceriam sem pecado (já Pelágio de Bretanha dizia isso no seu famoso dogma teológico que ficou conhecido como pelagianismo, tendo sido considerado um anátema e posto no Index do Vaticano como um dogma herético).

A figura masculina mais importante é o Diabo, o Tentador, o que fez cair Eva e Adão. Aquele a quem os cristãos podem culpar de todos os males, reais ou imaginários. Nunca se culpa deus pelo pecado ainda existir, apesar de ter vindo à terra para o eliminar e que parece ter falhado nesse propósito. É sempre bom ter alguém que possa carregar com os pecados dos outros e esse alguém é o diabo. Cristo nunca carrega com os males da humanidade. Jesus é apenas a face do do cristianismo, quem leva os pecados do homem é sempre o diabo. Por isso é que ainda hoje se acredita que o diabo possui os crentes e apenas os crentes. Porque são eles que acreditam e defendem essa prática, a de que para tirar o demónio do corpo é necessário um exorcismo.


Texto de Suzana Poças

Sem comentários:

Enviar um comentário