sábado, 29 de setembro de 2018

A moral



A moral é a resposta para as questões e reflexões que se baseiam em duas coisas: o ato e a consequência. Moral é o conjunto de regras usadas como diretrizes para se tomar decisões em contextos de conflito entre a minha vontade e a dos outros.

Ela só existe quando há uma sociedade, quando há outra pessoa se relacionando comigo: um ermitão não tem necessidade alguma de qualquer conjunto de regras, porque não há conflito nenhum entre ele e os outros.

A moral varia de uma sociedade para outra, porque o vetor de problemas que cada uma tem que resolver, é distinto entre si.

Esta pluralidade, claro, não é dizer que não possa existir intersecções entre diversas morais: o problema do assassinato, por exemplo, é constante em todas as sociedades e, por isso, faz-se necessário uma moral sobre ele (comumente, negativa).

Ademais, outro ponto para se afirmar que a moral é social é o fato que nenhum indivíduo define a moral da sua sociedade. Esta é criada por forças históricas e culturais muito além de qualquer ser humano. Considere os papéis de gênero, uma moral importantíssima que regula as relações entre os dois sexos: não se pode apontar nenhum homem ou mulher que os tenha instituído, embora, claramente, seja algo socialmente criado.

Não, a moral nao provém dos entes sobrenaturais das religiões.

Texto de Asor Otsenre, adaptado de Bruno Sales, Gabriel Pires e Johnny Jonathan via Quora.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário