sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O argumento que os muçulmanos & cristãos concordam (e que ambos estão errados)



Um muçulmano recentemente me disse por que ele acredita que deus existe. Ele usou um argumento muito comum que também é usado pelos cristãos, por isso achei que vale a pena dar uma refutação completa. 

Vamos então a ele...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

É bom ver que já pensaste nisso um pouquinho mas não pensaste muito nisso.
Posso dizer isso com confiança porque o teu argumento usa falácias lógicas comuns e pelo menos uma suposição que é mais provável que esteja errada. Uma vez que elimines esses erros, o teu argumento desaparece.

Argumentaste: " será que esse universo pode nascer do nada sem uma fonte?"

Em primeiro lugar, não sabemos se o Universo veio do nada. Há motivos muito bons para acreditar que o universo começou a expandir-se há cerca de 13.8 mil milhões de anos atrás. Mas não sabemos o que desencadeou a expansão, nem sabemos o que existia antes da expansão (no entanto, não há motivos para acreditar que o nada existiu antes da expansão). Isto é uma suposição injustificada.

Argumentaste: " Eu acredito que a energia que começou tudo, e é tudo, é Deus."

Ok mas isso é só uma crença. Tu não sabes se é verdade, tu nem sequer sabes se Deus existe para começo de tudo. Então esse é o teu segundo problema: tu apenas assumes o que aconteceu e quem foi o responsável, mas não há motivos alguns para acreditar que os seus pressupostos são verdadeiros. Primeiro precisas provar que deus existe antes que faça sentido sequer sugerir isso. Assumindo o que estás tentando provar (que deus existe) é a falácia do raciocínio circular e isso torna o teu argumento inválido.

Essencialmente, o teu argumento é: "não consigo ver de forma alguma que o universo que vemos hoje, poderia ter chegado a existir sem um poder sobrenatural, por isso, um poder sobrenatural deve existir." 

Este é um exemplo do argumento da falácia da ignorância. Só porque tu não consegues ver uma maneira que isso poderia ter acontecido, não significa que um poder sobrenatural existe ou esteve envolvido.

Tu não sabes tudo, e mesmo que ninguém que viva hoje saiba como o universo poderia ter surgido, não quer dizer que ninguém jamais saberá. Tu sabes todas as explicações que a ciência alguma vez irá propor para isso em, digamos, nos próximos 10 000 anos? Não, claro que não, e é por isso que o teu argumento é inválido.

O teu argumento já está morto mas deste ainda mais um erro, por isso vou mencioná-lo  para completar a refutação. Como muçulmano, tu acreditas num deus que primeiro foi introduzido ao mundo por Abraão. Este é apenas um dos milhares de deuses que os homens têm adorado. Este deus poderia ter se revelado a Abraão ou pode apenas ser um dos milhares de deuses fictícios que os homens criaram. Tu podes provar que o deus de Abraão não foi inventado? Acho que não podes, mas sente-te à vontade para tentares.

Então, mesmo que um poder sobrenatural fosse o responsável, tu não sabes qual o poder sobrenatural que foi o responsável. Poderia até ter sido um deus que nunca se revelou à humanidade e poderia ser que todos os deuses humanos fossem inventados pelos humanos. Tu estás apenas assumindo que se um deus estivesse envolvido, foi o deus de Abraão. Tal suposição é apenas uma opinião sem qualquer fundamento.

Com tal combinação de falácias e suposições injustificadas, o teu argumento é completamente inútil. Se é por isso que acreditas que o teu deus existe, sugiro que deixes de acreditar nisso, porque acreditar em coisas por más razões, não é definitivamente inteligente.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário