quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Por que preocupar-se com a vida após a morte?



Quando eu rejeito a noção de uma vida após a morte, às vezes até os descrentes me repreendem e dizem que eu não posso saber, ninguém sabe, o que acontece depois da morte. Rigorosamente, eles até estão certos, mas uma vida após a morte é uma ideia tão extraordinária e com zero evidências que a suportem, que me pergunto por que as pessoas estão tão relutantes em descartá-la.


Praticamente sem excepção, essas mesmas pessoas rejeitariam a noção de que reencarnamos após a morte como um rei, ou um pedinte, ou um cão, ou uma lesma. Por que será que eles recusam essa noção? Usando a sua própria lógica, eles não sabem o que acontece depois da morte - ninguém sabe.

As pessoas recusam descartar a ideia de vida após a morte, desconfio, porque está profundamente enraizada na cultura ocidental. A ideia é realmente antiga. É anterior ao cristianismo por muitos milhares de anos. Há até algumas evidências arqueológicas de que os humanos preparavam os mortos para a vida após a morte, desde o Paleolítico Médio, há mais de 50 000 anos.

Da mesma forma, as pessoas prontamente descartam a reencarnação porque NÃO faz parte da cultura ocidental.

A reencarnação é uma ideia extraordinária. A vida após a morte é uma ideia igualmente extraordinária e não tem nenhum pedaço de evidência. Não deves perder um segundo de sono preocupando-te com qualquer uma delas.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. Vida após a morte existe. E cada ser vivo está nesse exato momento vivendo uma vida após a morte. Antes de eu nascer, eu não existia. Para "mim", não existia passado nem futuro. Era a total inexistência. É isso que pensamos a respeito de morrer: cair na total inexistência. Mas um fato irrefutável é que dessa inexistência podemos passar a existir. É um milagre. E Aconteceu... E cá estamos. Esse milagre de ter emergido um "eu" a partir dessa absoluta inexistência aconteceu. Disso, fica claro que a inexistência é a própria possibilidade de vir a existir, e como possibilidade será eterna.

    ResponderEliminar
  2. "Mas um fato irrefutável é que dessa inexistência podemos passar a existir."
    E a existir como?

    ResponderEliminar