domingo, 23 de setembro de 2018

Por que a história mais importante do cristianismo é 100% errada




A história mais importante do cristianismo, arranjada no Jardim do Éden, diz-nos que deus deixou humanos inocentes, sem qualquer conhecimento do bem e do mal, na companhia de uma serpente astuta. Deus disse aos humanos para não comerem fruta de uma determinada árvore. Quando os humanos foram enganados por essa serpente astuta e provaram o fruto, deus ficou muito, muito zangado.

Pergunta a ti mesmo quem é que Deus deveria punir por essa situação? Se deus fosse justo, ele puniria:

1) Ele mesmo por deixar os humanos inocentes vulneráveis ​​à serpente astuta e,
2) A serpente por enganar os humanos.

E ele, humildemente, pediria desculpas aos humanos por este seu erro.

E o que é que deus fez? Ele puniu severamente os humanos TAL COMO puniu todos os seus descendentes (que nem sequer estavam envolvidos) para sempre. Ele puniu a serpente amaldiçoando-a a rastejar de barriga para o resto da sua vida (não é lá um grande castigo para uma cobra). Mas ele não se puniu a si próprio em nada. Deus entendeu tudo errado, o que não favorece muito a sua omnisciência.

Aqui está uma analogia que pode tornar tudo isto ainda mais claro. Imagina que ias deixar a tua filha de 3 anos aos cuidados de um tio que tu sabes ser desonesto e perverso. Tu dizes  para ela para não tocar nos biscoitos deixados em cima da mesa. E enquanto tu estás fora, o tio diz para ela comer os biscoitos e ela assim vai fazer.

Irias considerar a tua filha tão pecadora que deverias amaldiçoá-la pelo resto da sua vida TAL COMO todos os seus filhos, netos, bisnetos e assim por diante, para sempre? E tu amaldiçoarias esse tio a andar de pé pelo resto da sua vida? 
Bom, eu acho que não ias agir assim porque tu sabes que isso seria totalmente errado.

Mas isso é exatamente o que deus fez (segundo a bíblia), aparentemente.


Traduzido de Bill Flavell, Atheistalliance

Sem comentários:

Enviar um comentário