domingo, 9 de setembro de 2018

A vida no céu espiritual



Os cristãos diferem no que eles acreditam em como é que será o Céu. Alguns dizem que teremos os nossos corpos restaurados à sua condição máxima e lá será como a vida na Terra... 
Há muitos problemas com essa ideia, mas eu quero pensar sobre a segunda ideia do Céu, a ideia de que nós (bem, não eu) irá viver no céu como espíritos.

Como será a vida como um espírito? Sem um corpo, não haverá comida ou bebida, nem sexo, nem abraços, nem mulheres bonitas ou homens bonitos.

Tu não terás sentidos que dependam dos órgãos e nervos físicos, de modo que estarás no escuro, no silêncio, sem cheiros, sem sensação de toque ou de sabor da comida, nem saberás qual é o teu caminho (e não importa, porque os espíritos não têm um caminho certo para nenhum lado).

Tu serás capaz de pensar? Eu não acho, nós sabemos que o pensar ocorre num cérebro físico e tu não terás nenhum. Não terás lembranças, pois essas também estão armazenadas no teu cérebro físico.

E como serias capaz de te comunicar com os espíritos companheiros (mesmo se pudesses encontrá-los) sem órgãos dos sentidos e sem cérebro para entender o que eles quererão te dizer?

Como vais saber que estás vivo? Não vais. 
E isso será uma bênção, viver assim para sempre e estar consciente da escuridão e do silêncio, não seria um Céu, seria o Inferno mais intolerável imaginado.

O Céu Espiritual é uma ideia espectacularmente estúpida. Sim, tu tens que ser desafiado de forma epistemológica a acreditar que deus é real, mas é preciso uma total falta de pensamento para acreditar que o Céu Espiritual é real e desejável.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário