segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O poder mortal da fé!



O meu amigo do Facebook, Olatunde Olayinka Ayinde, um médico da Nigéria, recentemente publicou alguns exemplos de tragédias causadas por pacientes que confiam na fé e que recusam tratamento médico. Ele convidou também outras pessoas para adicionarem exemplos semelhantes nos comentários.

Eu li cerca de 100 ou mais comentários, mas foi muito angustiante para ler os restantes. Para aqueles que dizem que a fé é inofensiva, eis a evidência de que não é, e pelo contrário, pode ser mortal para os pacientes e para crianças cujas vidas dependem de decisões tomadas pela fé de adultos.

Acredita nas coisas com fé, se quiseres, mas seja claro, tu não podes ter confiança de que uma crença religiosa seja verdadeira. A fé é acreditar sem provas e a verdadeira razão pela qual as pessoas acreditam nas coisas sem evidências, é que não há provas. Portanto, as crenças religiosas são sempre menos prováveis ​​de serem verdadeiras que as crenças que são apoiadas por evidências robustas.

Se tu tomas decisões médicas com base na fé, estás a colocar a tua vida em risco. Seja muito claro sobre isto. E mesmo se estás preparado para isso por ti, não o tenhas JAMAIS essa decisão pelos teus filhos.

Eu copiei alguns comentários e deixei-os abaixo. São tragédias quotidianas que não chegaram às manchetes dos jornais. A maioria desses comentários são contribuições de médicos. Não posso verificar se todas eles são verdadeiros, mas são consistentes com as histórias verificadas que li em vários outros países africanos. Podes estar conhecedor de outras histórias semelhantes com a tua própria experiência. Eu pergunto-me se tu consegues lê-los até o fim...

_________________

"A criança estava com febre e estava septicémico. Os pais e o pastor ficavam orando e derramando azeite. Finalmente, a criança foi levada para o hospital, já branco como um lençol. O sangue parecia água com um leve toque de vermelho. Morreu poucas horas depois."

"Quando um casal de testemunhas de Jeová brigou... 
O bebé precisava de uma transfusão de sangue urgente. O pai havia dado o consentimento, mas a mãe recusou. Sabes como é que é quando chamam a polícia para cima de alguém... A mãe chamou 5 anciãos da igreja para cima de mim, eles estavam lá para explicar por que razão o bebé não precisava da transfusão e entregarem-me algumas cópias das revistas "Despertai!".
O bebé morreu dois dias depois... 
O pai pediu à mãe para não se incomodar em voltar para casa. Ela que fosse para qualquer lugar que quisesse com o cadáver da criança.

"Mulher grávida com um diagnóstico de placenta praevia... Tinha sido aconselhada sobre a necessidade de CS(?). Ela foi para uma casa de oração onde ela entregou a sua menina depois de várias manobras.
O sangramento persistiu e ela foi trazida de volta para mim, já com uma laceração cervical que estava fora deste mundo. Ela continuou implorando por favor, para eu a ajudar, na sua cama agonizante. E que ela se sentia muito arrependida por não me ter ouvido.
Eu gostaria de poder ter ajudado... 
Ela morreu poucos minutos depois. "

"Quando o teu paciente precisa duma cesariana de emergência, mas insiste em esperar que o seu pastor venha e que coloque as mãos sobre ela antes que ela seja levada para a cirurgia... 
O bebé morreu."

"Hipertensivo a sair completamente das drogas, dizendo que a fé o curou. Vários meses depois, o seu rim morreu, aguda, crônico em insuficiência renal, estágios 1,2,3 em progressão rápida, ele precisava dum transplante renal urgente. Ele dizia que eram os seus inimigos. Chorava na frente dos visitantes como um bebé".

"HIV positivo em medicação, contagem viral muito baixa, bastante estável, parou de tomar remédios, pediu relatório médico para (pastor) TB Joshua, não lhe foi dado, deixou de acompanhado, 'curado' pelo TB Joshua, casou-se, esposa infectada e dois filhos, vieram com (síndrome de) Kaposi, e então morreu ".

"Paciente que foi à casa de orações com pequenos inchaços no seio para "curar ". Ficou pior após várias visitas a outras casas, e finalmente chegou ao Hospital com massa fúngica. Morreu poucas semanas depois."

"Quando o seu paciente com doença renal terminal, recusa uma transfusão de sangue para que ele possa fazer diálise porque ele é uma" testemunha"...
Morre de forma lenta e dolorosa. Aqueles que estavam de plantão durante esse período, também sofreram porque eles continuavam nos chamando com múltiplas queixas devido ao agravamento da sua uremia."

"Uma senhora veio com um estágio inicial de cancro da mama. Ela foi aconselhada, incluindo que modalidades de tratamento. Ela rejeitou o diagnóstico em nome de Jesus, apesar de dizer aos colegas do pastor para prevalecerem sobre ela. Ela até fez uma "aposta" comigo em que ela regressaria curada.
Ela voltou, mas não curada, mas em estágio final da doença. Ela perdeu a "aposta". Ela perdeu a vida".


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário